Como Criar um RPG para PC e Mobile: Parte 3 – Produção Fase 3


Introdução:


Como Criar um RPG para PC e Mobile é uma série de tutoriais que explica os passos do desenvolvimento do game O Olho do Dragão para ajudar quem está iniciando no desenvolvimento de games ou deseja saber mais sobre a produção deste game. O Olho do Dragão está em produção com o lançamento previsto para Outubro de 2017.


Parte 4: Produção Fase 3


A fase final da produção de um game pode ser bem cansativa e controversa, por um lado há a sensação de que o projeto está chegando ao seu final e que finalmente as pessoas poderão jogar e compartilhar da experiência em que passamos meses e meses desenvolvendo. E por outro lado, muitas outras ideias surgem e despertam o desejo de implementar cada vez mais recursos.


É muito importante se manter focado e trabalhar no que estava planejado, anote as ideias novas, talvez você as implemente em uma continuação para o game ou em outro projeto, mas mantenha o foco. Está no final, mas ainda não acabou, então a energia e atenção que foram dedicadas até agora precisam continuar no mesmo nível para que o game não se perca na reta final.


Durante a terceira fase da produção do game O Olho do Dragão, o trabalho foi dedicado ao desenvolvimento dos diálogos, melhorias na inteligência artificial e implementação de sons (ou sound design). Dentre estas três grandes tarefas o desenvolvimento dos diálogos recebeu maior tempo e esforço, novamente com o intuito de manter a experiência através da narrativa coesa e sendo o principal recurso do game.


Diálogos são parte da narração, mas também proporcionam interação entre os NPCs e o jogador. O diálogo entre personagens é uma ferramenta poderosa, especialmente em um game de RPG, é através dele que podemos contar detalhes do enredo, expor o caráter dos personagens, conduzir o jogador em suas missões e entreter o jogador com a experiência da narrativa.


Ao utilizar um motor de jogo, diversos recursos já estão disponíveis para serem implementados no game, inclusive de inteligência artificial. A IA controla recursos como mudança de clima, liberação de novas áreas dos cenários, aparição e desaparecimento de inimigos, batalhas, efeitos especiais e até mesmo progressão por capítulos que é o caso deste projeto.


É possível que todo o áudio de um game passe despercebido, mas o projeto de som para se produzir um bom game. Em meio a tantos gráficos, efeitos especiais, diálogos e inimigos poderosos, pensar no áudio ou mesmo prestar atenção nele pode ser algo difícil. Mas todo jogador percebe quando um áudio é ruim ou fora de contexto, portanto invista tempo para garantir que o áudio contribua na construção da atmosfera que os outros recursos estão propondo.


Todo Detalhe É Importante:


Nós desenvolvemos um game porque desejamos compartilhar uma determinada experiência com as outras pessoas, então não podemos deixar que um detalhe coloque essa experiência a se perder. Todo detalhe é importante e necessário para manter ou fazer acontecer uma determinada experiência durante o ato de jogar.


Um detalhe bem posicionado durante um diálogo, pode passar uma informação importante ao jogador, pode ajudar a criar suspense ou a explicar porque os acontecimentos tomaram determinado rumo. Da mesma maneira, um erro de linguagem em um texto ou uma frase fora de contexto podem ser detalhes que quebrem a imersão e prejudiquem a experiência do jogador.


A Inteligência Artificial no game O Olho do Dragão não foi o recurso principal e nem o mais trabalhado, a IA foi melhor utilizada para a produção de detalhes que enriquecessem as cenas do game. Provocar uma mudança de clima em um momento dramático, permitir maior liberdade de exploração ao jogador sem que isso atrapalhasse o fluxo de seu jogo são alguns exemplos do que foi implementado.


Talvez os detalhes mais importantes em um game sejam os áudios e o momento em que eles ocorrem, com esse pensamento, durante a execução do sound design deste projeto, todos os efeitos sonoros e músicas foram implementados sempre em busca de ampliar a comunicação que cada cena do game se propunha a proporcionar ao jogador. Cada áudio foi cuidadosamente escolhido para cada momento.


É a reta final do desenvolvimento, é fácil sentir o cansaço e cair na armadilha de acreditar que tudo está bom do jeito que está. Fique atento, policie a você mesmo e mantenha a qualidade até o último recurso ser implementado, até a última cena ficar pronta e a última linha ser escrita.


Mantenha o foco, pois quando alguém jogar ou demonstrar interesse pelo seu game, pelo seu trabalho, a sensação que você sentirá fará tudo valer a pena.

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