Como Criar um RPG para PC e Mobile: Parte 3 – Produção Fase 1



Introdução:


Como Criar um RPG para PC e Mobile é uma série de tutoriais que explica os passos do desenvolvimento do game O Olho do Dragão para ajudar quem está iniciando no desenvolvimento de games ou deseja saber mais sobre a produção deste game. O Olho do Dragão está em produção com o lançamento previsto para Outubro de 2017.


Parte 3: Produção Fase 1


Finalmente começamos a produção do game, chega de planejamento, de pesquisa, chega da parte chata, agora sim podemos criar o conteúdo que queremos… ou quase isso. Eu escolhi trabalhar com um processo de produção que é dividido em três fases, partindo do básico funcionamento do game para os detalhes finais.


E acontece que a fase 1 da produção pode não ser tão emocionante quanto se promete, nesta fase eu procuro focar os esforços em três áreas distintas que formam as estruturas básicas do game, elas são: Motor de Jogo, Jogabilidade e História/Missões. Cada uma tem suas características e nível de importância, de acordo com o game que se está produzindo.


O motor de jogo fornece o bloco de construção básico do game, a tecnologia fundamental. Um bom motor também permite coisas como suporte a multiplayer, reprodução de vídeo e física realista. Trabalhar no motor de jogo pode significar desde a construção do mesmo, caso você tenha decidido construir um motor próprio, até a customização de um motor existente para atender às necessidades específicas do seu game.


A jogabilidade define como um jogador interage com o game e sua mecânica, as regras que fazem um game funcionar. O esforço dedicado à jogabilidade pode envolver o aprimoramento de uma mecânica de física, para que ela realize todas as ações desejadas, ou a definição das condições de vitória em combates ou missões. Em outras palavras, é a definição das regras que o jogador deve seguir e os comandos que ele terá à sua disposição para interagir com o game.


Construir a história ou as missões é contar o enredo ou dar objetivos aos jogadores para que sua evolução no game possa ocorrer, dependendo do game ele pode conter apenas um ou ambos os recursos. Um game puramente mecânico, como Tetris por exemplo, pode oferecer aos jogadores apenas missões, já um RPG pode oferecer tanto missões quanto história.


Durante a primeira fase da produção, eu recomendo focar o esforço nestas três áreas, pois elas são provavelmente a base para qualquer tipo de game. Cabe a você, conhecendo o seu game e as características dele, decidir em qual área dedicar um esforço maior. Vale lembrar que, em muitas ocasiões, para cumprir os prazos definidos, uma dessas áreas terá muito pouco esforço dedicado, para que seja possível alcançar o estado ideal na área de maior importância para o seu game.


Definindo Prioridades:


Provavelmente em todos os aspectos de nossa vida, para que seja possível conseguirmos algo é necessário abrir mão de algo. No desenvolvimento de um game isso não é diferente, mesmo para os grandes estúdios que produzem os games de maiores sucesso, em algum momento todos devem definir suas prioridades e lançar o melhor game possível.


Para o desenvolvimento do game O Olho do Dragão, nesta primeira fase da produção, a minha escolha não foi muito difícil, pois eu já havia definido diversas características para o game. Então quando chegou o momento de decidir em qual das três áreas acima eu dedicaria mais tempo a resposta era óbvia, sendo um game de RPG a maior dedicação seria para a história.


Quem acompanha o blog sabe um pouco do meu trabalho na construção da história do game O Olho do Dragão, sabe sobre as espécies dominantes de Trae, que são os Humanos e os Dragões e sabe principalmente que eu criei um conto completamente novo para falar sobre a origem e a sociedade dos dragões. O que poucos sabem é que na minha dedicação para a criação da história completa do game, eu criei oito finais diferentes. O lançamento do game em Outubro de 2017 contará com um final e os outros serão oferecidos em um momento futuro, mais novidades sobre isso em breve.


Outra definição importante sobre a dedicação de esforço durante a primeira fase da produção foi feita na pré-produção, que era sobre o uso do motor de jogo. Como eu defini utilizar o RPG Maker MV, um motor de jogo especializado em RPGs, não houve motivos para que eu dedicasse muito esforço a essa área e estou utilizando muitos dos recursos nativos desse motor.


Se eu fosse quantificar o esforço dedicado a cada área, eu teria algo mais ou menos assim: 70% dedicado à criação da história; 5% dedicado à ajustes no motor de jogo; E o restante, 25% dedicado à jogabilidade. Graças a essa estrutura, a não ter que me preocupar com o motor de jogo, as outras duas áreas foram muito produtivas e renderam bons resultados.


Detalhes sobre o enredo podem ser encontrados aqui sem nenhum spoiler, e alguns elementos da jogabilidade foram apresentados nos posts anteriores deste blog e também podem ser observados nos vídeos do game, que podem ser vistos aqui.


Como eu estou desenvolvendo este game praticamente sozinho, tive pouca ajuda de outras pessoas e a maioria no desenvolvimento de arte, é importante pra mim ter a sensação de dever cumprido. De saber que fiz o melhor que pude e conseguir dedicar 70% do tempo disponível da primeira fase de produção, para um game de RPG, é uma missão cumprida. Acredito que escrevi um ótimo enredo, que conseguirei transmitir tudo o que esteve em minha mente através da narrativa e estou muito ansioso para que vocês experimentem.

#GameEngine #MotordeJogo #CriarGame #Tutorial #Mobile #PC #Tutorialparagames #RPG #FasedeProdução

© Constellações - O Olho do Dragão