© Constellações - O Olho do Dragão

Como Criar um RPG para PC e Mobile: Parte 1 – Pesquisa e Treinamento

February 27, 2017

Introdução:

 

Como Criar um RPG para PC e Mobile é uma série de tutoriais que explica os passos do desenvolvimento do game O Olho do Dragão para ajudar quem está iniciando no desenvolvimento de games ou deseja saber mais sobre a produção deste game. O Olho do Dragão está em produção com o lançamento previsto para Outubro de 2017.

 

Parte 1: Pesquisa e Treinamento

 

Há diversas maneiras de iniciar o desenvolvimento de um game, pode ser através de uma mecânica de jogo que gostamos, pode ser através de um cenário ou de uma imagem cativante, entre tantas outras opções. Para um game de RPG eu recomendo começar pelo enredo, afinal a essência do RPG é o Roleplaying, a interpretação de um papel e o desenvolvimento da narrativa.

 

Minha motivação para o game O Olho do Dragão foi a vontade de jogar algo com dragões, mas eu estava cansado de somente enfrentar esses animais como inimigos, eu queria uma narrativa em que o dragão fosse um aliado. A partir desse desejo minha pesquisa teve início, claro que primeiro fui procurar quais games ofereciam a experiência que eu procurava.

 

Para minha frustração, não encontrei um único game em que os dragões não fossem vilões, maus e cruéis criaturas cujo único propósito era o de provocar destruição e servir de desafio para o jogador. Na época o game Scalebound ainda não havia sido anunciado e mesmo assim ele foi cancelado pela Microsoft em Janeiro de 2017.

 

Como única opção restante decidi iniciar a produção de um game onde os dragões não seriam somente inimigos, mas também aliados e até mesmo personagens jogáveis. Por ter escolhido o gênero RPG para este game foi natural iniciar o desenvolvimento da ideia com a criação da narrativa e comecei a pesquisar sobre dragões, para entender mais sobre estes animais míticos.

 

Os resultados dessa pesquisa foram muito frágeis, basicamente a ideia que se tem por ai é que dragões são seres gigantes, fortes, com o corpo próximo ao de um lagarto ou a de uma cobra e que cospem fogo. Nem sequer a resposta para a pergunta: “Por quê dragões cospem fogo?” eu fui capaz de encontrar, muito menos detalhes sobre sua origem.

 

Após esse processo de pesquisa a primeira conclusão que cheguei para o desenvolvimento do meu game é que eu teria que criar um novo mito sobre os dragões, um que explicasse sua origem, a origem de seus poderes e a formação de sua sociedade. Os principais elementos para o início do desenvolvimento da narrativa foram estabelecidos, então o momento de começar a escrever chegou.

 

Mais detalhes sobre o desenvolvimento da narrativa podem ser encontrados aqui.

 

Mais Pesquisa, desta vez sobre recursos:

 

É claro que a pesquisa precisa ir além dos elementos do enredo, afinal, mesmo um game de RPG não é formado somente pelo ato de contar e interpretar eventos de uma história. Outras perguntas que me fiz foram: “O que mais quero colocar nesse game?” “Quais outros elementos de outros games eu gostei de jogar?” “Como serão os gráficos, áudio, combate?”

 

Novamente o processo de pesquisa foi feito, desta vez em busca de referências para a ideia de game de RPG que havia em minha mente, procurei lembrar de todos os games desse gênero que já havia jogado e o que gostei neles. Porém é importante não se restringir a pesquisar somente games do mesmo gênero, pois excelentes ideias de outros gêneros podem ser aproveitadas e adaptadas a um game de RPG.

 

Após um período de tempo analisando e pensando sobre os recursos de outros games, você acaba tendo ideias próprias e originais para o seu game, é claro que se você já tiver uma boa parte do enredo pronto este processo é facilitado, pois toda vez que você analisar um recurso de outro game ou tiver uma ideia de recurso para o seu game, você será capaz de responder a pergunta: “Como que este recurso encaixa na minha narrativa?”

 

Para o gênero de RPG eu considero que não há experiência melhor para o jogador do que ter o contato com um recurso que encaixa perfeitamente com o enredo e enriquece a narrativa. Para o game O Olho do Dragão um recurso que surgiu a partir do enredo foi a possibilidade dos personagens realizarem uma projeção astral, a qual permite ao jogador projetar o espírito de seu personagem e viajar pelo mundo espiritual.

 

Também é importante, durante todo o processo de pesquisa, começar a pensar sobre o desenvolvimento bruto, como o jogador controlará os personagens, quais itens estarão disponíveis, quais requisitos serão necessários para jogar o game (requisitos mínimos de PC e versões do iOS e do Android por exemplo). Começar a pensar nisso enquanto se faz a pesquisa ajudará no próximo passo que é a criação do conceito do game.

 

Treinamento é o melhor investimento em você:

 

Tudo o que você puder fazer pra aprender sobre games vale a pena fazer, seja um curso técnico, um curso superior, vídeo aulas pelo youtube ou simplesmente jogando diversos games diferentes. Quando estiver jogando procure separar se vai jogar como jogador ou como desenvolvedor, um é para diversão o outro é para trabalho.

 

Quando estiver jogando como desenvolvedor procure entender, através da experiência de jogar, o que os desenvolvedores daquele game tentaram fazer e proporcionar ao jogador. A cada recurso interessante que você descobrir, tente dizer o que você faria de diferente para alcançar o mesmo objetivo, exercitar sua capacidade de reconhecer e adaptar recursos é uma grande vantagem.

 

No que se refere a games de RPG onde o enredo é um elemento muito importante, talvez seja indicado a você fazer um curso de redação, é preciso dominar a arte de contar histórias para alcançar seu público com as mensagens que você deseja passar. Se tiver oportunidade, recomendo inclusive participar de seções de jogo de RPG de mesa.

 

Como forma de preparação para o futuro (afinal você não quer desenvolver um único game em toda a sua vida não é?) sugiro se acostumar a fazer relatórios, faça de acordo com o seu nível de organização e quantidade desejada de detalhes, mas registre de alguma forma o que está fazendo, isto o ajudará a acompanhar seu desenvolvimento e a identificar seus pontos fortes e fracos.

 

E sempre que identificar um ponto fraco, procure ajuda e busque aprender com quem é melhor que você em determinado aspecto do desenvolvimento, ninguém nasceu sabendo de tudo e desenvolver games requer muitos especialistas de diversas áreas.

 

---

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/olhodragao/

Se inscreva no nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkCdQICmz7pqLwHw2HcdgLA

Siga o nosso Twitter: @Olho_Dragao

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload